LEIS E TRIBUTOS

Dizem por aí que o contador é alguém que resolve um problema que você não sabia que tinha, de um modo que você não entende. Porém não precisa ser assim.

O profissional contábil assumiu uma posição estratégica nas empresas, o que implica dizer que ele atua clado ao empresário. Os balanços e demonstrativos elaborados por ele fazem parte da tomada de decisões, mas isso só tem efeito prático quando o diálogo entre as partes é claro , o que nem sempre acontece.
A linguagem do contador, aquele “contabilês” difícil, muitas vezes se apresenta como barreira intransponível ao empresário.
A elaboração de balanços, demonstrativos e relatórios mais fáceis de serem entendidos, com o uso de linguagem coloquial é um caminho para um melhor entendimento. Por outro lado, alguns termos básico, usados quase que instintivamente pelo contador, também podem – e devem – fazer parte do vocabulário do empresário.

BALANÇO PATRIMONIAL

É uma fotografia que mostra a situação da empresa em determinada data. De um lado do balanço aparece tudo o que a empresa detêm que possui valor econômico (os bens) como seus equipamentos instalados, seus imóveis, suas marcas, entre outros. Aparecem também os recursos que a empresa ainda tem para receber (os direitos), como valores depositados ou aplicados em instituições financeiras u valores decorrentes de vendas a prazo, títulos e por aí vi. Do outro lado do balanço aparecem os valores que a empresa pagará a terceiros (as obrigações), como salários, aluguel, fornecedores, impostos e outros. Os bens diretos formam o ativo da empresa. As obrigações, o passivo.

PATRIMÔNIO LÌQUIDO

Consiste na diferença, positiva ou negativa, entre o ativo e o passivo da empresa. Por exemplo, se a empresa tem um ativo de 1 milhão e um passivo de R$ 300 mil, seu patrimônio líquido será de R$ 700 mil. De maneira simplificada, são os resultados acumulados pala empresa ao longo da sua existência, que podem ser lucros ou prejuízos. Entraram nessa conta, por exemplo, o capital social, reservas, ajustes patrimoniais e ações em tesouraria.

CAPITAL SOCIAL

É a quantia de recursos necessária para viabilizar o início das atividades de uma empresa enquanto ela ainda não possui faturamento suficiente para arcar com seus gastos. Os recursos que compõem o capital social podem ser em espécie ou na forma de bens.

A RECOLHER

Em geral assume o mesmo sentido de pagar, mas para o caso de tributos. Os tributos a recolher são queles apurados até a data do fechamento do balanço patrimonial ou balancete mensal sendo que seu vencimento e respectivo pagamento deverão ocorrer em data subsequente. Os tributos a recolher fazem parte do passivo da empresa.

A RECUPERAR

Diz-se para aqueles tributos embutidos nos preços das mercadorias ou serviços adquiridos pela empresa e que poderão se transformar em credito para abatimento dos tributos a recolher. Os saldos dessas contas fazem parte do ativo da empresa.

CUSTOS
 
São valores aplicados na produção de bens ou serviços. Aqueles que podem ser facilmente atribuídos à produção de alguns bem ou serviço são chamados de custos diretos a exemplo dos gastos com matéria prima. Já aqueles que não podem ser diretamente relacionado a produção de um determinado bem ou serviço são chamados de custos indiretos, como por exemplo, gastos com energia elétrica.

DESPESAS

São os gastos que não estão relacionados direta ou indiretamente com a produção de bens ou serviços (estes seriam os custos) mas, são necessários para a manutenção das áreas administrativas e de vendas da empresa. Aqui entram os salários, material de escritório, investimentos em publicidade, entre outros. Também são consideradas despesas os dispêndios financeiros, tais como juros, tarifas bancárias e demais encargos de financiamento.

CUSTOS OU DESPESAS FIXAS.

Aqueles que incorrem independentemente da produção ou do faturamento terem ou não acontecido. Por exemplo. Aluguel. energia elétrica, comunicação, salários da administração e outros.

CUSTOS E DESPESAS VARIÁVEIS

Aquelas que estão atreladas à produção ou faturamento da empresa, tais como: comissões, gastos com embalagens, entre outros. 

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