O título deste artigo soa até um pouco incomodo, ao mesmo tempo que ele representa uma afirmação incontestável (sim, o papel do contador é fundamental para a gestão e o desenvolvimento de qualquer pequeno negócio), impressiona como ele não reflete a realidade atual do relacionamento dos contadores com as micro e pequenas empresas.
A verdade é que o contador é extremamente subutilizado pelas MPEs. Muitos empresários o veem apenas como “o cara que cuida do impostos “, e o responsável por cuidar da “papelada “ da empresa. Normalmente lembram do contador uma vez por mês, quando tem que entregar os documentos para que ele possa fazer o fechamento contábil, ou então quando existe um problema ou dúvida a respeito de algum aspecto burocrático. Alguns até se irritam pelo fato do contador pedir tais documentos, que são fundamentais para que ele faça seu trabalho corretamente.
Se esquecem que, do outro lado existe um profissional capacitado, que tem informações para conhecer a fundo os aspectos financeiros da empresa, e que atende negócios que atuam em diferentes mercados – e por isso consegue ter uma visão aguçada. Ou seja, o contador poderia ser um consultor para os empreendedores em seus desafios diários de gestão.
A boa noticia é que a tecnologia mudou este cenário. Os sistemas de gestão empresariais mais modernos possibilitam que o contador tenha acesso aos dados de seus clientes dentro do software, e é possível, inclusive, exportar as informações diretamente para o sistema usado pelo escritório de contabilidade.
Com a disseminação desta tecnologia, é natural que o profissional de contabilidade consiga assumir esse papel estratégico. Uma dica para você que é micro ou pequeno empresário: preste mas atenção neste profissional ,que “cuida da papelada” . Ele pode, sim, ter papel fundamental para o sucesso do seu negócio e a boa notícia é que depende mais de você do que dele.
A MCN agora é +, mais soluções, mais possibilidades para você.